Biografia
Home Voltar

 

Quando alguém, com somente o nome e sem um apelido, consegue ser reconhecido em todo o mundo, isto já é um fato merecedor de muito orgulho. Luis Miguel é um destes que, em apenas 20 anos de carreira logrou todos os prêmios e reconhecimentos que um artista pode desejar. Aos 31 anos de idade, possui 7 grammys, cantou com Frank Sinatra e vendeu mais de 45 milhões de discos em todo o mundo. Seu êxito se baseia em muito esforço e a uma vida dedicada ao perfeccionismo e à música. Ele se entrega de corpo e alma para os fãs. O resultado, conhecemos e apreciamos, todos os dias, ouvindo suas músicas maravilhosas.

1982-1986 -- Luis Miguel grava com êxito 4 discos (EMI México) e faz muito sucesso, sendo considerado um milagre por seu grande talento e capacidade ainda no início da adolescência. Produz material em português com diversas músicas direcionadas para o público infantil. Grava também dois filmes, um em conjunto com a grande estrela mexicana Lucerito, atual esposa de Manuel Mijares, outro ídolo mexicano. Também recebe muitos prêmios e um grammy por seu aclamado dueto com Shenna Easton na música Me Gusta tal Como Eres.

1987 -- Micky, como era chamado durante sua infância, assina um contrato milionário com a Warner Music International e grava Soy Como Quiero Ser, seu quinto LP. Com este disco, ganha diversos discos de ouro e platina. Também deixa de ser um adolescente para se tornar o grande símbolo sexual do final de década.

1988 -- Grava seu primeiro disco a fazer um sucesso considerável no Brasil, desde 1+1=2 enamorados: Un Hombre Busca a Una Mujer - Início de sua exitosa parceria com Juan Carlos Calderón. Quem não se lembra de Fria Como El Viento na novela Mico Preto da Rede Globo de Televisão? Ganha mais reconhecimentos e um aumento gradativo nas vendas, além de vários disco de ouro e platina.

1990 --  Mais uma vez, com a colaboração do grande compositor Juan Carlos Calderón, grava 20 años, disco que marcou a virada da carreira de Luis Miguel. Mais maduro e com músicas mais consistentes, prova superar a morte de seu pai e mostra que pode ser um grande cantor, usando sua excelente voz agora com técnica. Recebe seu primeiro disco de diamante e permanece por meses em primeiro lugar nas rádios.

1991 -- Ano chave na carreira de LuisMi. Grava Romance, seu maior sucesso comercial, precursor da Trilogia Romances que vendeu mais de 16 milhões de cópias a nível mundial. Romance vendeu mais de 7,9 milhões de cópias em todo o mundo e recebeu disco de Platina nos Estados Unidos, sendo o primeiro disco em língua estrangeira a conseguir tal certificação.

1993 -- Grava e debuta como produtor em seu álbum intitulado Áries. Recebe, novamente, dezenas de prêmios e certificados de ouro e platina em diversos países do mundo. Este disco vendeu mais de dois milhões de cópias, sendo seu grande sucesso em disco pop que não do estilo bolero. Ainda em 93, recebe 4 prêmios Lo Nuestro e é nominado para um Grammy pelo disco Romance.

1994 -- Recebe o prêmio Grammy para melhor álbum latino pop, por Áries. Grava e produz Segundo Romance, outra relíquia da música em espanhol, rompendo novamente as barreiras de língua e idade.

1995 -- Recebe seu terceiro Grammy pelo disco Segundo Romance, o qual recebeu, como de costume, diversos prêmios e certificados. Recebe o primeiro Platinum Record (RIAA) da história da música por Romance, e alguns dias depois recebe outro Platinum Record pelo disco Segundo Romance. Grave seu primeiro disco ao-vivo, que leva como nome El Concierto, que vende mais de 1,5 milhões de cópias e a música Si Nos Dejan faz enorme sucesso em diversos países da América do Sul.

1996 -- Canta a música Sueña, que vira tema do filme O Corcunda de Notre-Dame, além de lançar mais um disco, Nada Es Igual, que debuta no top 50 da parada norte-americana, quebrando mais recordes em todo o globo. Vende mais de 1 milhão de cópias deste disco.

1997 -- Uma vez mais, Luis Miguel se deixa inspirar pelo espírito dos boleros e grava o disco Romances, além de colocar a venda Todos Los Romances, disco que trás a trilogia Romances junta. Este disco foi o segundo maior sucesso de sua carreira, com vendas ultrapassando a marca de 4,7 milhões de unidades, lançando-se em décimo quarto lugar na parada Billboard, sendo o disco de Bolero que mais rápido alcançou tal cifra de vendas, chegando a 40 mil cópias, na primeira semana, só nos Estados Unidos.

1998 -- Mais um ano de premiações. Apesar de não haver nenhum lançamento, consegue receber dezenas de discos de ouro e platina além de mais um grammy, desta vez para o disco Romances.

1999 -- Lança o disco Amarte Es Un Placer, uma tentativa de reconquistar o mercado latino que se converteu para as novas estrelas do pop. É um disco muito comercial, pois engloba todos os estilos que consagraram este grande cantor. O disco não foi um grande sucesso comercial, vendendo pouco mais de 3 milhões de cópias. Foi certificado com 4 discos de Platina no México e um de ouro nos Estados Unidos.

Luis Miguel

2000 -- O ano começa muito positivo para Luis Miguel. Logo na primeira semana é considerado pela Revista Billboard o artista latino da década. Seus discos continuam vendendo muito bem e seus concertos continuam quebrando todos os recordes. Novamente foi indicado para o Grammy, categoria pop latino, e ganha 3 grammys latino, nas categorias melhor música pop, melhor artista masculino e disco do ano, por Amarte es Un Placer. Lança seu segundo disco ao-vivo, intitulado Luis Miguel Vivo, muito criticado pela mídia por ser seu segundo ao-vivo em menos de 10 anos. 

2001 -- Mais um ano de certificações e logros na carreira deste grande cantor. Novamente é indicado para o Grammy e para uma infinidade de prêmios por suas últimas produções discográficas. O fato mais esperado do ano é, no entanto, a sempre adiada entrega dos discos de ouro e platina por suas produções na nova categoria da RIAA, especial para os discos gravados em espanhol. Pelos meus cálculos, ele deve receber 5 multi-platina e 7 de ouro. Outubro é marcado pelo retorno de Luis Miguel ao mundo dos boleros com mais uma produção intitulada Mis Romances. Seus trabalhos anteriores de bolero foram certificados, até a presente data, em 20 milhões de cópias vendidas, marca histórica.

2002 -- Ano marcante para Luis Miguel, que concluiu 20 anos de dedicação total à música. O ano não foi dos melhores, pois o disco Mis Romances foi um fracasso em vendas nos Estados Unidos e Brasil, estreando muito mal nas paradas da Billboard. Pela primeira vez, desde 96, nenhum disco de Luis Miguel foi indicado para os prêmios Grammy. Em agosto vence o prêmio Billboard de música pop em espanhol, prêmio concedido a Mis Romances pelas 300 mil cópias vendidas desde seu lançamento. Em setembro, reinicia sua turnê mundial e começa a produção de seu novo disco, o qual promete ser um grande sucesso e o retorno da estrela da música em espanhol às paradas de sucesso.

Hit Counter

Inauguração: 20/10/99

Última atualização: 29/09/02